Pessoal, boa tarde. Queria ver se alguém poderia me tirar uma dúvida em relação ao reconhecimento do HDMI após instalar o driver NVidia no Debian.
Antes de tudo, eu preciso informar que eu era um usuário do Ubuntu e, durante a instalação, era perguntado se eu queria instalar os drivers dessa placa de vídeo e a distro fazia tudo automaticamente. E dava certo: reconhecia o HDMI e eu conseguia usar as duas telas que sempre usei.
Porém, eu passei para o Debian há alguns meses e continuo usando o Nouveau porque, das vezes que tentei instalar o driver da NVidia, quando eu reiniciava para concluir a instalação, dava algum conflito e a distro não reconhecia o HDMI, logo, eu ficava sem poder usar a segunda tela.
Alguém sabe me dizer o que pode ter acontecido? Eu sou um usuário de iniciante pra médio no Linux, já procurei vários tutoriais, mas nenhum deu certo.
Dados do Computador
Computador: Notebook ACER Nitro AN515-51
Memória: 12GB de RAM
Processador: Intel Core i5-7300 de quatro núcleos
Processador Gráfico: Mesa Intel HD Graphics 630
GPU: Nvidia GTX1050-ti 4GB
Sistema Operacional: Debian 12
Obrigadão aí
Cara, instalar driver da nvidia é sempre uma caixinha de surpresas, principalmente no Debian que costuma ter componentes mais antigos
O que sugiro pra vc é seguir o (tutorial do próprio Debian)[https://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDrivers#Debian_12_.22Bookworm.22]
Avalia alterar a versão do kernel também, porque as vezes isso tem influência. Se possível tenta instalar versões diferentes como versão LTS e etc
Opa, obrigado.
Pior que eu já usei esse tutorial e não funcionou. Não sei se é um problema de firmware também. Um dia eu testo com mais calma.
Por enquanto, não me faz falta. Mas quero, num futuro, usar o Linux para jogos também. Mas isso só pode ocorrer com o driver proprietário.
Se você quer usar Linux pra jogos, recomendo fortemente que vc use outra distribuição. O Debian geralmente usa drivers mais antigos de uma forma geral e isso pode ser tornar um empecilho com jogos
Distribuições boas pra jogos são Arch, Ubuntu, PopOs ou alguma outra distribuição que mantenha os drivers mais recentes
Pois eu estava pensando nisso, mas talvez eu faça só quando eu tiver um computador específico pra games. Por enquanto, vou continuar com dual boot.
Quando for comprar um computador para games, recomendo dar prioridade a processadores AMD e placas de vídeo Radeon… nvidia costuma ser dor de cabeça (apesar de possível também)
Pois eu vi o pessoal fazer essas recomendações. É o que vou fazer.
@BaalInvoker e
@roddias84 o Fedora também é uma boa distro para games…Eu usei o Fedora, mas também deu o mesmo problema quando eu tentei instalar o driver da NVidia.
Já tentou usar o Gerenciador de Drivers? Você entra nele e inclui o driver na NVIDIA. Eu já usei driver nvidia no Debian e lembro que uma das etapas era essa. Além de ter que baixar o nvidia-driver.
Vou ver essa forma. Eu já fiz todas as etapas que o próprio NVidia recomenda, mas o problema é que a distro não carrega alguns módulos e daí não reconhece o HDMI. Mas o nouveau carrega… Vai entender.
Você isolou o problema ao HDMI especificamente e outras portas da GPU como DisplayPort funcionam ou simplesmente após a instalação você não tem um sinal de vídeo? Você desabilitou o Secure Boot na sua UEFI, está assinando os módulos manualmente ou cadastrou sua chave MOK?
Uso o Fedora tem quase três anos e é extremamente importante em toda vez que você instala os drivers proprietários ou os atualiza que você espere pelo menos uns 3 a 5 minutos para que finalize a compilação dos módulos de kernel (usando o pacote
akmod-nvidia
).Não sei qual a forma com que se distribuem os drivers da NVIDIA no Debian, mas se for algo similar ao que o Fedora faz, talvez valha a pela tentar mais uma vez. Nesse caso, você pode usar o seguinte comando:
modinfo -F version nvidia
(se não me engano) e observar se ele retorna a versão mais recente do driver ou acompanhar o uso do seu processador após a instalação para saber quando os módulos terminaram de compilar.Opa, tudo bem? Vou responder as perguntas uma a uma aí embaixo:
Você isolou o problema ao HDMI especificamente e outras portas da GPU como DisplayPort funcionam ou simplesmente após a instalação você não tem um sinal de vídeo?
Não fiz nada. Eu apenas instalei o driver e, quando reiniciei o notebook, não teve mais o sinal. Foi só eu remover o driver e voltar para o Nouveau que está tudo funcionando perfeitamente. Como eu não entendo nada de hardware e funcionamento do computador em si - sou um usuário comum - não sei o que tu está falando.
Você desabilitou o Secure Boot na sua UEFI, está assinando os módulos manualmente ou cadastrou sua chave MOK?
Eu segui o passo a passo do Debian no link que compartilharam aqui, mas não desabilitei o Secure Boot. Até cheguei a fazer alguma coisa relacionada ao MOK quando usava o Fedora, mas também não deu certo. Daí aqui eu repito que, como sou um usuário comum, certas coisas eu tenho nem ideia como fazer ou segurança de fazer e não ferrar o computador.
Perdão, não tinha visto que se tratava de um notebook. Não se preocupe em não ter tanta familiaridade assim com o assunto, qualquer dúvida só pedir!
Dei uma olhada nas instruções do Debian e o processo é bastante similar a aquilo que eu faço no Fedora. O driver da NVIDIA no Linux trabalha em conjunto com o seu próprio “módulo de kernel”. Por conta da sua natureza proprietária este não pode ser incluso junto ao kernel como fazem outras fabricantes (Intel, AMD…) e precisa ser carregado através desse sistema modular. Logo, depois de instalar o pacote proprietário no seu sistema é preciso esperar até que o módulo seja compilado, o que acontece em plano de fundo, você só precisa esperar pra reiniciar. Entretanto, o kernel não deixa que você carregue qualquer módulo durante a inicialização do computador devido ao alto nível de privilégio envolvido em executar código nessa camada. Portanto, os módulos devem ser assinados digitalmente de duas formas, ambas mantendo o Secure Boot ativado:
- Assinar os módulos manualmente - você quem maneja as chaves de criptografia, precisa repetir toda vez que atualizar o driver ou kernel;
- Cadastrar sua MOK (Machine Owner Key) em sua BIOS/UEFI e configurar o
dkms
para usá-la - automático;
Ou você pode simplesmente desabilitar o Secure Boot, o que é bem mais fácil e não te expõe a grandes riscos de segurança (a menos que tenham acesso físico a sua máquina e você não criptografe seus discos).
No seu caso eu recomendaria:
- Desabilitar o Secure Boot na sua UEFI;
- Seguir as instruções do Debian 12 no link da wiki (dois comandos);
- Esperar até a compilação dos módulos de kernel, 3 a 5 minutos e reiniciar o PC.
Deve funcionar, qualquer dúvida fique à vontade pra questionar!
Opa. Muito obrigado pelas dicas.
Vou fazer aqui daqui um tempo e daí dou um retorno.
Muito obrigado mesmo.