Esse é um caso realmente bizarro, e eu queria muito que existisse uma versão legítima e viável desse jogo.
Como o vídeo está em inglês, segue um resumão.
Resumão do vídeo
Um rapper Turco publicou o jogo Çiftlik Bank, “Banco da Fazenda”, inspirado no “jogo da fazendinha” do Facebook.
O grande diferencial é que quando você comprava um vaca, galinha ou colmeia no jogo, seria comprado um equivalente na vida real em uma das fazendas parceiras. O dinheiro gerado pela fazenda virtual, poderia ser sacado em dinheiro real.
Isso foi em uma época que o setor agropecuário da Turquia estava faminto por investimentos, e a fama do jogo espalhou bem depressa. Eles tinham uma fazenda com uma loja modelo e mais de 100 lojas espalhadas pelo país, contrataram pessoas famosas para fazer propaganda e até conseguiram que um governador e um prefeito de cidade fossem para a inauguração de uma fazenda.
O jogo prometia um lucro alto, aí aconteceu o de sempre, que são pessoas investindo todas as economias, pegando empréstimo e torrando dinheiro no jogo.
O problema é que a economia do jogo era inviável e não passava de um esquema de pirâmide. Então o rapper sumiu no mundo com o dinheiro, e mesmo estando na lista de procurados da Interpol, estava tão seguro da impunidade que publicava vídeos torrando dinheiro lá no Uruguai.
No final ele ficou sem dinheiro e foi para o consulado da Turquia em São Paulo para se entregar. Ele pegou uma pena de 89 mil anos de cadeia.