• nossaquesapao@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    14 days ago

    Tinham é que meter logo o pix parcelado e a gente despachar todas essas empresas de cartão de crédito do país, que ficam pegando 1 a 4% de cada venda do nosso varejo e levando pra fora.

    Tanto se fala das bets levando dinheiro nosso pra fora, mas me pergunto o quanto empresas de cartão já carregaram em todo esse tempo.

    Eu diria mais, mas não quero fazer textão e deixar que pensem que sou doido.

    P.S.: se pareceu que falei mal da notícia, pelo contrário, achei ótimo e que venha mais!

      • nossaquesapao@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        edit-2
        9 days ago

        >.< Lá vai então, bem resumido porque ando muito sem tmepo

        Basicamente, percebo que praticamente em toda transação econômica brasileira há um percentual de dinheiro indo pra fora do país, desde a produção e transporte, ao consumo final, e até mesmo nas transações invisíveis, geramente na internet. Por exemplo, quase todo nosso varejo online é feito por empresas estrangeiras, usamos cartões de crédito, compramos marcas estrangeiras até de coisas simplíssimas de produzir e nos desindustrializamos totalmente, trouxemos franquias de fora pra levar nosso dinheiro até mesmo no comércio físico, e usamos a maioria dos serviços na internet que lucram com publicidade a partir de sistemas de empresas tambem estrangeiras ( ou seja, empresas daqui pagando por publicidade a empresas de fora a cada acesso nosso).

        Com isso, creio que construímos uma economia que, a grosso modo, leva mais dinheiro pra fora do que pra dentro. A minha hipótese é que nesse sistema, quanto mais nossa economia acelera, mais dinheiro via embora. É como uma máquina hidráulica com um vazamento e sem reposição. Uma hora vai vazar tanto que a máquina não vai conseguir mais funcionar direito. Isso explicaria por que vemos tantas notícias com informações positivas sobre desempenho econômico brasileiro, mas não sentimos quase nada disso no nosso dia a dia, pois quanto mais ela acelera, mais vaza e menos fica em circulação. Têm-se culpado as bets por isso, mas acho que a questão vai muito além das bets e esse é só um agravante (e bota agravante nisso) que chamou a atenção pro problema e está recebendo toda a culpa.